Joana Moreira
O artigo que se segue pretende expor uma comparação de épocas e formas de fazer arquitectura, neste caso, entre o Renascimento e o Barroco.
Introdução:
Neste artigo vou paragonar o Renascimento de Palladio e o Barroco de Borromini, mais especificamente, a Villa Capra com o Oratório San Felippo de Neri. Para uma melhor compreesao irei em tom de resumo fazer uma contextualiçao de ambos os estilos. E se seguida começarei a abordar a comparação.
Palavras Chave: Renascimento, Barroco, Palladio, Borromini, Arquitectura.
‘’’’
O Renascimento foi a época histórica em que a Arte e a Ciencia modificaram os pontos de referencia que, desde o século X, tinham estado sob a influencia da doutrina da igreja. Devido a isso, neste periodo que compreende os séculos XV e XVI, ocorreu um ‘’renascer’’ das Letras, da Arte e da Ciencia. O Renascimento propos que a arte e a ciência deixassem de se concentrar no conhecimento do Homem. Foi assim que se desenvolveu uma corrente intelectual, conhecida como Humanismo,, que regressou aos valores da antiguidade clássica (Grécia e Roma) ao mesmo tempo que fomentou o aparecimento dos novos valores. Teve então a sua origem nas cidades italianas apartir daí difundiu-se ao resto da Europa. Nesta época, a cultura Europeia distanciou-se da do resto do mundo e pos-se assim fim à idade media. É então um estilo frio, estático, baseado no classicismo (antiguidade clássica), no entanto sem recorrer à cópia, reintrepertando-o numa compreesão humanista, racional e naturalista, que como referi anteriormente valoriza o antropocentrismo, uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é ‘’o homem no centro das atençoes’’. A sua arquitectura, abandona o linearismo gótico e recupera o arco Redondo e a cupula (como é o caso da villa Capra).
‘’Não admira, pois, que a cultura artistica se desenvolva de forma tão tumultuosa ou seja classificada de ‘’barroca’’, no