Artigo Mulheres E EJA O Que Elas Buscam
Amina Ciandra Oro 1
Rosa Cristiana S. Weschenfelder 2
Nilda Stecanela 3
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa “Mulheres e EJA: o que elas buscam?” realizada no âmbito do curso de extensão: Escola e pesquisa: um encontro possível, vinculado ao programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO). Com o intuito de analisar e compreender as relações existentes entre as questões de gênero e a Educação de Jovens e Adultos
(EJA), a pesquisa envolveu a participação de mulheres a partir de 18 anos de idade, que frequentam as modalidades de EJA, equivalentes ao Ensino Fundamental e Médio, em escolas da rede pública de Caxias do Sul. A metodologia utilizada no estudo é a pesquisa de opinião, com aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas indagando, entre outros aspectos, o que as mulheres que abandonaram a escola no período da escolarização obrigatória buscam na EJA. Os resultados da pesquisa apontam que questões como o casamento, a maternidade e o trabalho, permeiam a vida da mulher e, na maioria das vezes, são imprescindíveis para determinar suas escolhas e que a busca da mulher pela EJA tem se intensificado com o objetivo de preparar-se para o mercado de trabalho, associando seu retorno a escola à procura de melhoria nas condições de vida, uma vez que, muitas das mulheres são oriundas das camadas sociais de menor poder aquisitivo. A maioria delas tiveram que abandonar os estudos precocemente para poderem se dedicar ao trabalho, em serviços atribuídos ao papel da mulher, como doméstica, cuidadora de crianças e cozinheira.
Outra questão importante que parecem determinar a busca das mulheres pela EJA é atualizar-se para ensinar as tarefas escolares aos filhos e/ou incentivá-los a permanecerem na escola; a conquista por um novo espaço de socialização, bem como o fortalecimento de sua auto-estima.
Palavras-Chave:
Educação
de
Jovens
e
Adultos;
Políticas
educacionais