evasão na EJA
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE IÚNA
CURSO DE PEDAGOGIA
A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DA EJA NO 1º SEGMENTO: ESTUDO DE CASO DA E.E.E.F. M.OLAVO RODRIGUES DA COSTA.
ALCILEA TEIXEIRA GOULART
DHAFINE DE VARGAS RAMOS LUCIMAR VITAL DE AZEVEDO
Iúna
2013
Alcilea Teixeira Goulart
Dháfine de Vargas Ramos
Lucimar Vital de Azevedo
A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DA EJA NO 1º SEGMENTO: ESTUDO DE CASO DA E.E.E.F. M.OLAVO RODRIGUES DA COSTA.
Projeto apresentado ao curso de pedagogia do Instituto Ensinar Brasil com requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Pesquisa e Pratica Pedagógica lll orientada pela Profª. Flavia Rodrigues de Souza.
Iúna
2013
1 INTRODUÇÃO
Em várias esferas da sociedade surge a necessidade de disseminação e internalização de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas (LIBÂNEO, 2010). Ensinar não é apenas transferir conhecimentos, conteúdos; é a ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado, buscando diversidade em conhecimento e aplicação do mesmo na sociedade onde vive (FREIRE, 1996). A modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) é voltada para pessoas que por diversos motivos não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade amparada pela Lei n°9 394/96, na qual a EJA passa a ser considerada uma modalidade da Educação Básica nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, usufruindo de uma especificidade própria (SOEK, HARACEMIV; STOLTZ, 2009).
Segundo Fonseca (2005) a identidade sócio cultural do aluno da EJA é relacionada às suas experiências de vida, onde seus problemas são também responsabilidades provenientes da vida adulta e seus sentimentos