Educação de jovens e adultos
UNIDADE 1
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. A lista de palavras, a seguir, expressa, de certa forma, uma parcela do contexto em que se apresentava o processo de alfabetização no Brasil, no decorrer da história. Redija uma frase relacionando a situação que se aplica a cada uma dessas palavras.
ALFABETIZAÇÃO – EJA – PAULO FREIRE – MOBRAL
ALFABETIZAÇÃO: A alfabetização deve ser um processo em que envolva pessoas com vontade de ensinar e aprender, assim os objetivos serão alcançados com mais facilidade.
EJA: Três palavras com significado espetacular, onde dá oportunidade para pessoas que perderam por algum motivo o tempo de ser alfabetizado em escolas regulares.
PAULO FREIRE: Um educador que se preocupou com a educação de qualidade, principalmente por aqueles que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem no tempo certo.
MOBRAL: Oportunidade dada a jovens e adultos de se alfabetizarem, para que assim pudessem ter uma vida digna.
2. Na sua opinião, por que a EJA é importante? O EJA é importante por que ensinar e a aprender envolvem um processo coletivo de troca de experiências e ideias. A educação de Jovens e Adultos é um programa que demonstra não só na teoria mas também na prática que é possível mudar os rumos sociais do nosso país através da educação, alfabetização; proporcionando aos jovens e adultos a alfabetização consciente, sendo esta, a formação para transformação do cidadão em seu exercício social.
3. O que foi o Método de Alfabetização de Paulo Freire?
Paulo Freire pesquisou e chegou a conclusão de que alfabetizar jovens e adultos com cartilhas que continham ausência de sentido não iria alfabetizar essas pessoas.
Então começou a mudar sua técnica, partindo assim para a realidade das pessoas que estavam ali.
Os resultados foram surpreendentes, os alunos foram alfabetizados em