ARTIGO MTPA
Resumo
O absenteísmo dos profissionais de saúde da rede pública de atenção básica é um problema complexo para a gestão pública de saúde, constituindo-se um indicador que necessita ser monitorado. Este estudo objetivou identificar o índice de absenteísmo na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Guia. As ausências foram coletadas a partir de documentos gerados dos meses de Julho a Outubro/2014, e calculadas por meio de planilha eletrônica. Constatou-se um índice geral de absenteísmo de 38,63%, sendo 85,44% ocasionados por atestado médico e 14,56% ocasionados por outros fatores com embasamento legal, como folga por trabalho prestado ao Tribunal Regional Eleitoral, Licença Núpcias, Licença Nojo e folga por doação de sangue. Os dados obtidos evidenciaram o principal motivo de absenteísmo, demonstrando que a carga excessiva de trabalho adquirida pelos profissionais da saúde, ao acumularem mais de um emprego, podendo estar ligada aos problemas de saúde adquiridos por esses profissionais, merecendo uma atenção especial, com o objetivo de favorecer melhores condições de saúde a esses profissionais.
Palavras-chave: absenteísmo. Saúde. Pública.
1. INTRODUÇÃO
Essa pesquisa teve como propósito fazer uma análise das principais causas e consequências do absenteísmo na saúde pública de atenção básica na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Guia, cujo estudo deve servir de parâmetro para novas pesquisas relacionadas a este fenômeno nas instituições de saúde pública.
Percebe-se um grande descaso da gestão pública relacionada à saúde e alguns estudos enumeram situações que afetam as atividades dos trabalhadores, tais como, riscos ocupacionais, meios disponíveis para o exercício da profissão, jornada e relações entre produções e salário. Todos esses fatores, se mal articulados, proporcionam insatisfação aos trabalhadores e baixa motivação e estímulo resultando em