Logistica
Nossa estrutura logística também transporta carga para terceiros e oferece duas linhas de trem de passageiros no Brasil, na Estrada de Ferro Vitória a Minas e na Estrada de Ferro Carajás.
Com investimento em tecnologia de ponta, desenvolvemos soluções que permitem reduzir custo de transporte e a emissão de gases de efeito estufa, como é o caso dos navios Valemax, os maiores mineraleiros do mundo.
Conheça uma de nossas rotas e veja como acontece nossa operação integrada de logística:
Logística Integrada
Conheça a nossa rota de minério de ferro
Inicie a rota
O minério de ferro de Carajás, no Brasil, é transportado por um sistema que integra mina, ferrovia e porto. A primeira parte do trajeto é feito por trens: são 892 quilômetros percorridos na Estrada de Ferro Carajás até o porto em São Luis, no Maranhão
Os trens chegam ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, um dos maiores terminais do mundo para escoamento de minério de ferro. O terminal tem calado profundo, adequado para receber navios grandes, como os Valemax
1 - Descarregamento
No Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, viradores de vagões descarregam o minério contido nos trens.
2 - Estocagem
O minério de ferro é armazenado nos pátios de estocagem do terminal.
3 - Embarque
E recuperadoras colocam o minério em esteiras, que por sua vez levam o material até os portões dos navios.
Navios do tipo Valemax, com capacidade de até 400 mil toneladas de minério de ferro, partem em direção a 7 portos na Ásia, Oriente e Europa. Ao final de 2013, serão 35 navios disponíveis para realizar o transporte.
Além dos portos que recebem os navios Valemax, a Vale opera uma Estação