Artigo matematica
Ingrid Oliveira da Costa4
Ludmila Maccali3
Patrícia Inês Henckes2
Maria Madalena Dullius1
RESUMO
Este artigo resultou de uma pesquisa realizada com professores da área de Matemática das redes Municipal, Estadual e Privada de ensino. Buscamos verificar a importância da utilização de jogos no ensino de Matemática, bem como a visão dos professores perante o tema abordado. Pretendemos também estabelecer uma relação entre os artigos que abordam o tema e a realidade apresentada pelos professores em suas respostas e as metodologias utilizadas por eles. Como resultados destacamos que a maioria dos professores considera importante o uso de jogos no ensino da matemática, porém é necessario saber quando e como usá-los.
INTRODUÇÃO
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei n° 99394/96 define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. É a partir da LDB que as instituições de ensino elaboram seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) e também os Planos de Estudos. Com estes documentos em mão o professor elabora suas aulas de forma a passar todos os conteúdos que estão listados nos Planos de Estudos.
A Lei existe para que haja uma padronização entre as diferentes regiões do Brasil, mas cada uma tem suas peculiaridades e cabe ao professor não levar isto como algo rígido e que deve ser cumprido na integra e a qualquer custo, sem flexibilidade. Deve-se levar em conta à cultura e o contexto em que a escola esta inserida de forma a melhorar o currículo e aprendizagem dos alunos.
Como podemos perceber, há um grande desinteresse por parte dos alunos nas aulas de Matemática. Assim, pensamos em investigar o uso de jogos no ensino, para podermos descobrir e discutir situações que agradem e façam os alunos gostarem de aprender Matemática através de métodos diferenciados, mas sem deixar as aulas tradicionais totalmente de lado, pois os jogos podem auxiliar na