projeto conto de fadas
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE C
DURAÇÃO: UM SEMESTRE
OBJETIVO
* valorizar a importância dos Contos de fadas ;
* Identificar as personagens como parte atuante dos nossos sonhos e desejos do mundo real e imaginário.
METODOLOGIA
*Através de livros de histórias, conversas, filmes, debates, músicas, desenhos,
*Reflexões sobre os personagens;
*Relação entre o lido e o cotidiano da criança.
RESULTADOS ESPERADOS *resgatar a importância do conhecimento das histórias de Contos de Fadas, suas personagens e autores;
* produção de texto - criação da história;
* Interesse, participação, iniciativa na realização das situações-problema. * Reflexão sobre os conflitos do dia a dia através dos contos de fadas.
PARTICIPANTES
Professores e alunos da segunda série do ensino fundamental.
CRONOGRAMA
Início: junho
Término: Final do ano
AVALIAÇÃO
Durante todo o desenvolvimento do projeto.
A professora orientará, observará a atuação e a dedicação de cada albino na concretização do projeto . CULMINÂNCIA: Produzir uma coletânea de contos de fadas recontados pela classe.
LEITURAS PERTINENTES AO TEMA QUE PODERÃO AUXILIAR O PROFESSOR NO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA DO PROJETO
Veja alguns dos pontos propostos pela psicóloga Laércia Vasconcellos, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), que podem ser discutidos com as crianças a partir das histórias de Pinóquio e Branca de Neve e os Sete Anões.
Pinóquio
História italiana, escrita por Carlo Collodi em 1881. Em 1940 foi adaptada por Walt Disney. Um marceneiro deseja muito ter um filho e cria um boneco chamado Pinóquio. A fada-madrinha que dá vida ao menino aconselha-o a ser sincero, valente e generoso. Entretanto, o boneco se envolve em vários problemas, quase perdendo seu pai que fora engolido pela baleia.
Aspectos que podem ser trabalhados com as