Artigo logistica
ANA PAULA GOMES
ANA CÁSSIA TEIXEIRAL
LUIZ EDUARDO GOMES
MAILA SANTOS VEIGA
Belo Horizonte
2012
Sumário
Introdução 2 Sistema Transacional 3 Controle Gerencial 3 Apoio à Decisão 3 Planejamento Estratégico 3 Benefícios: 4 O Sistema Logístico Empresarial 4 Os Sistemas de Informação 5 WMS (warehouse Management Systems) 6 TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) 8 CRM (gestão do Relacionamento co o Cliente) 8 Considerações Finais 10 Referências 11
Introdução
A evolução da tecnologia de informação nesses últimos 20 anos possibilitouampla modificação do modus operanti de diversas organizações, trazendo impactospositivos sobre o planejamento, a execução e o controle logístico. Com isso, criou-seum ambiente favorável para inovações na área de logística, motivadas principalmentepelo grande aumento na complexidade das operações. Por isso, a TI torna-se um recurso inevitável para uma empresa moderna. Este avanço da TI nos últimos anos permite às empresas executar operações que antes eram inimagináveis, visando, sobretudo, obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva.
Os sistemas de informações funcionam como elos que ligam as atividadeslogísticas em um processo integrado, utilizando hardwares e softwares para ogerenciamento das operações, seja em uma só empresa como também em toda umacadeia de suprimentos.
Um exemplo claro da atuação da TI nas reduções de custo é o caso da DellComputer, que investiu na venda direta e customizada de computadores pela Internet, e obteve, assim, um faturamento de 12,3 milhões de dólares em 1998, 60% a mais que no ano anterior. Um caso brasileiro a ressaltar é o do grupo empresarial Souza Cruz.
Com uma frota de 900 veículos para atender cerca de 200 mil clientes em todo Brasil, atravésda utilização de um Roteirizador (software para a obtenção da melhor rota), a Souza Cruz obtém 99% de eficiência e faz em média 43 entregas por dia.