Fontes
Nomes: Luan Ferla, Ingrid Magadan, Vinícius, Julia Renz,
Priscila Lopes , Bruna Ballin
Disciplina: Comunicação Visual
Professor: Alex Pierre
Canoas, Novembro de 2012.
TIPOLOGIA DAS FONTES
Importância da Tipologia
A tipografia (do grego typos —"forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação. A Tipologia transmite personalidade a uma peça gráfica. Cada família de fonte, cada tipo de letra transmite um conceito.
Estrutura do caractere
O eixo definido pela inclinação resultante da escrita manual é chamado de eixo humanista e o eixo vertical é conhecido como racionalista ROCHA.
CLASSIFICAÇÃO POR FAMÍLIAS
Embora nos dias de hoje o número de fontes seja incontável, é possível, em sua maioria, classificar os tipos por categoria. São eles:
1- Antigo
2- Moderno
3- Com serifa
4- Sem serifa
5- Manuscritos
6- Decorativos
Lineares (não serifadas) Grotescas, desenhos volumosos e pouco refinados, contrastes de espessura bem definidos, bastante usadas no século XIX para títulos, manchetes de jornais etc. Decorativas, desenhos originais, com fortes características ilustrativas, que não necessariamente resultam em famílias tipográficas completas. Manuscritas, Imitam ou sugerem desenhos feitos à mão, nesta categoria encontram-se também os tipos denominados caligráficos. Símbolos, Decorrentes principalmente do ambiente digital, essa categoria tipográfica é composta por fontes cujos caracteres originais são substituídos por ilustrações, ícones, símbolos, expressões, etc.
TIPOS ANTIGOS:
São conhecidos por terem sido criados com base nos traços das letras dos escrivões públicos e todos que usavam a pena como ferramenta de trabalho.
Os tipos têm uma pequena variação entre traços grossos e finos. Não significa que