Artigo literário : "a cidade e as serras" a cidade e as serras: uma visão comunista da obra.
A CIDADE E AS SERRAS:
UMA VISÃO COMUNISTA DA OBRA.
RESUMO: O presente artigo analisa a obra A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós. A análise está voltada para alguns principais aspectos da obra, como o comunismo, através da relação dialógica dos personagens, Jacinto e Zé Fernandes usando de meios para se chegar essa idéia a ironia socrática principalmente através de Zé Fernandes, narrador e personagem por excelência do livro.
Palavras-Chave: Ironia, socratismo e comunismo.
THE CITY AND THE MOUNTAIN RANGES:
A COMMUNIST VISION OF THE WORK
ABSTRACT:
This article anallyses work, A Cidade e as Serras by Eça de Queiroz. The analyses is aimed at some fundamental aspects of it such as communism by means of dialogical relation of the characters Jacinto e Zé Fernandes, resorting to means of reaching at that idea, socratica specially by means of Zé Fernandes, the narrator and the character of the book.
KEWORDS: Irony and Socratismo and Communism.
Introdução
A Cultura Portuguesa teve uma enorme projeção internacional. Entre seus grandes filhos, grandes autores como; Camões, Bocage, Antonio vieira, etc. Não se pode deixar de citar e escrever sobre um grande nome e marco da literatura oitocentista - Eça de Queirós, sem dúvida um escritor por excelência, com romances que ultrapassam os limites lusitanos, e sem ele, a literatura portuguesa estaria incompleta ou talvez não tivesse chegado a sua projeção internacional, intelectual e polêmica.
Este artigo tem como objetivo analisar a sua grande obra: A Cidade e as Serras, estabelecendo uma relação dialógica com o Comunismo, focalizado na ironia socrática do livro. Livro que infelizmente o autor não pode concluir devido sua morte e cabendo essa missão ao seu grande amigo Urtigão.
Narrador irônico e socrático do livro
“... A arte da ironia é a arte de dizer uma coisa sem realmente a dizer” (Mueke, 1980),
O livro tem um