ARTIGO Lidia
Lídia de Souza Lara - RA 912121407
SILVA, Mauricio Pedro1
Resumo: Este artigo procura analisar a crônica “era uma vez”, evidenciando a relação que a ideologia mantem com os contos de fadas. Considerando a construção de uma figura feminina e a dialogia que esta sustenta com o presente gênero. Baseando-se em características que permeiam em nossa sociedade, evidenciadas no enunciado, sendo representações de pensamentos da vida real.
Palavras-chave: Análise. Crônica, Ideologia. Imagem
Abstract: This article analyzes the chronic "once upon a time", showing the relationship that ideology keeps with fairy tales. Considering the construction of a female figure and the dialogy it supports with this genre. Based on characteristics that permeate our society, evidenced in the statement, with representations of thoughts of real life.
Keywords: Analysis. Chronic. Ideology. Image
O presente trabalho analisa discursivamente a imagem da mulher constituída na crônica “Era Uma Vez”, tendo como foco o enunciado e sua formação. Identificando caracteres morais e ideológicos, através de informações contidas no texto elevando o ethos discursivo encontrado em sua construção. Buscamos através desta análise desenvolver uma reflexão que nos ajude compreender a relação que a linguagem conserva com a ideias comumente ao texto, demonstrando a ruptura de conceitos embutidos na sociedade através do conto de fadas e dialogando com o gênero crônica. O desdobramento através das palavras, a quebra dos padrões normativos e a afetividade demonstra em seu discurso um olhar da sociedade. Apresentaremos o gênero crônica comum no âmbito jornalístico e agradável ao leitor por dialogar com situações vividas por este, em seguida nos deleitaremos coma obra de Luis Fernando Verissimo. Ao incluirmos a estilística desejamos encontrar o olhar afetivo das palavras e sua presente