Artigo - Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci
Leonardo di ser Piero da Vinci, ou apenas Leonardo da Vinci – como ficou conhecido no mundo todo – nascido aos 15 de Abril de acordo com o Calendário Juliano, ou 25 de Abril do Calendário Gregoriano, de 1452, em uma cidade chamada Anchiano, próxima a Vinci na Itália (um belíssimo ponto turístico nos dias atuais). Filho de Piero di Antonio, um tabelião, e da camponesa Catarina. Logo após seu nascimento seus pais divorciaram-se e Piero casou-se com Albiera di Giovanni Amador, ao completar cinco anos de idade Leonardo foi retirado da guarda da mãe e passou a viver com seu pai. Sua infância transcorrida no meio rural pode explicar seu apego pela natureza e seu apreço por cavalos (que mais tarde se tornaram alvo de pesquisas). Em 1466 se transferiu com sua família para Florença e se tornou aprendiz de um dos mais bem-sucedidos artistas daquela época, Andrea del Verrocchio, no ateliê de Andrea o jovem Leonardo garantiu uma educação nas ciências humanas.
Em 1472 participa da “Congregação de pintores de Florença” e começa se tornar independente de Andrea. Pessoas da corte começam a fazer encomendas diretamente a ele, e em 1473 se tem o primeiro desenho datado de Da Vinci. É também nesta data que inicia suas pesquisas no campo da anatomia, através de desenhos do organismo humano feito por si mesmo.
O Homem Vitruviano - Leonardo da Vinci
Em 1482 se transfere a Milão e oferece seus serviços a Ludovico Sforza, dedicando-se a engenharia e as esculturas e também a pintura. Posteriormente, dedica-se a arquitetura.
Em 1490 é convocado à Pavia onde projeta a catedral da cidade, neste mesmo ano devido ao casamento de Isabel de Aragão com o Duque Gian Galeazzo Sforza, é representado no castelo Sforzesco a Festa do Paraíso.
Na data de 1495 inicia os trabalhos para sua obra A Última Ceia que leva mais de três anos para concluir-se e será a ultima obra realizada para Ludovico. Da Vinci retorna a