TRABALHO DE HIST RIA
A COLUNA PRESTES E O INTEGRALISMO NO
BRASIL
SANTANA DE PARNAÍBA
2015
COLÉGIO MUNICIPAL CARLOS ALBERTO DE SIQUEIRA
A COLUNA PRESTES E O INTEGRALISMO NO
BRASIL
Grupo: Alexia Bianca Nº: 3 Beatriz Soares Nº: 7 Fernanda Oliveira Nº:
Roberta Pereira Nº: 39
3º: E
Noturno
SANTANA DE PARNAÍBA
2015
SUMÁRIO
1. A COLUNA PRESTES........................................... 4
1.1 COMO ACONTECEU...................................... 5
2. O INTEGRALISMO NO BRASIL......................... 6
3. CONCLUSÃO........................................................ 7
4. BIBLIOGRAFIA..................................................... 8
5. ANEXOS................................................................. 9
A coluna prestes
A Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. Este movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927. Teve este nome, pois um dos líderes do movimento foi o capitão Luís Carlos Prestes.
A principal causa foi à insatisfação de parte dos militares com a forma que o Brasil era governado na década de 1920: falta de democracia, fraudes eleitorais, concentração de poder político nas mãos da elite agrária, exploração das camadas mais pobres pelos coronéis.
Seu objetivo era percorrer grande parte do território brasileiro, principalmente o interior, incentivando a população a se rebelar contra o governo e as elites agrárias e derrubar o governo do presidente Arthur Bernardes. Lutando para implantar o voto secreto e o ensino fundamental obrigatório no Brasil e acabar com a miséria e a injustiça social no Brasil.
Luís Carlos Prestes tornou-se o ícone desta Marcha, ficando conhecido como “O cavaleiro da esperança”. Ele não foi o principal líder da Coluna. Quem tomou a frente do percurso foi Miguel Costa. Mas Prestes era o idealizador, aquele que alimentava o sentimento de liberdade