Artigo Jogos Marcela Gonzalez E Natália Dutra
Marcela Gonzalez
Natalia Dutra
Curso: Bacharelado em Administração de Empresas
Disciplina: Gestão Estratégica
Período: 7º Semestre
São Paulo
2015
Resumo
Este trabalho propõe uma análise do cenário de games digitais encontrado pelos provedores brasileiros deste tipo de produto, que hoje se vê em um mercado em expansão impulsionado pelo aumento das vendas de smartphones e dispositivos eletrônicos (videogames, computadores, tablets), bem como pelo barateamento do acesso 3G e internet banda larga na residência da classe média, consideravelmente expandido nos últimos anos pelo acréscimo da nova classe C e seu poder aquisitivo em um cenário antes não tão acessível a este público.
Palavras chave: jogos digitais, online, games, posicionamento, estratégia
Objetivos
Tem-se neste trabalho o objetivo de analisar o cenário de games digitais no Brasil perante grandes empresas internacionais e suas variáveis competitivas para os desenvolvedores brasileiros de jogos, utilizando-se para isto dos modelos de Cadeia de Valor de Porter e Matriz BCG e artigos diversos desenvolvidos por acadêmicos da área.
Referencial Teórico e Delimitação do Tema
Para este estudo, fez-se a utilização de conceitos de Porter para vantagem competitiva em seu livro Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior, bem como dos modelos de Cadeia de Valor, assim como também a Matriz BCG, de Alan J. Zacon, para análise de posicionamento e adoção de estratégias para criação de vantagem competitiva no mercado de games digitais de provedores brasileiros destes produtos.
Foram utilizados também artigos sobre games digitais e aprendizado através de jogos como RPG, explicitando suas vantagens e desvantagens, aplicações, benefícios e malefícios em estudos conduzidos por acadêmicos diversos, entre eles: João Bittencourt, Lucia Giraffa e Fábio Villares.
Segundo o modelo de Cadeia de Valor de Porter, o