Desenho do Estudo
Base de dados informatizada compreendendo pacientes com câncer de cabeça e pescoço (software Excel; Microsoft Corp, Redmond, WA)
Foi procurado casos de orofaringe em estágio avançado tratados com TLM em 3 centros terciários Mayo Clinic Jacksonville, FL; Mayo Clinic Scottsdale, AZ; and Washington University School of Medicine/Siteman Cancer Center, St. Louis, MO (a National Cancer Institute–designated Comprehensive Cancer Center).
Os critérios de inclusão para este estudo incluiu pacientes tratados com TLM + dissecção(s) de pescoço como primeira escolha, Biópsia preventiva
, AJCC estágio III ou carcinoma epidermóide de orofaringe em estágio IV
(T3N0, T1-3N1, T4aN0-1, T1-4aN2, T4a, N3, doravante referida como'' câncer orofaríngeo avançado'').
Três casos de carcinoma de células escamosas basalóidee um caso de carcinoma adenoescamoso foram incluídos dado que estes são variantes do carcinoma de células escamosas (SCC).
Todos foram acompanhados por um período mínimo de 2 ano, ou a morte. Os pacientes foram incluídos, que já teve submetidos a procedimentos de diagnóstico até uma amigdalectomia ou pescoço biópsia de linfonodo, e que estavam posteriormente designado um dos centros para definitiva escolha TLM.
Foram excluídos os pacientes que tiveram um história prévia de câncer do trato aerodigestivo cabeça e pescoço ou evidência de metástases à distância na apresentação.
Após as exclusões foram identificados 204 pacientes
TLM primário é uma opção altamente eficaz de tratamento para o cancer de orofaringe em estágio avançado, especialmente na presença de
Biomarcadores HPV-positivos.
Cirurgia TLM está associado com baixo índice de complicações e alta, taxas de recuperação funcionais mais cedo; Além disso, consegue sobrevivência superior ou de resultados de controle local quando utilizados em conjunto com a terapia adjuvante.
Embora com o uso de quaisquer forma de terapia adjuvante associou significativo benefício de sobrevivência, a adição de