Desenho de estudo
3.1. Processo Amostral
Seleccionaremos os pacientes de forma randomizada para que qualquer paciente que respeite os critérios de inclusão tenha a mesma probabilidade de ser eleito.
Assim sendo, usaremos uma amostra não probabilística constituída por x pessoas, sendo x do sexo masculino e x do sexo feminino. Teremos como critérios de inclusão sadias e com idade entre os 18-25 anos. Como critérios de exclusão: patologias cardíacas, pulmonares e musculo-esqueléticas impeditivas ao propósito do estudo, assim como, pacientes praticantes de desportos.
3.2. Plano de Obtenção e Análise da Informação O nosso Projeto será desenvolvido no Isave com a colaboração dos alunos do 2º, 3º e 4º ano de Fisioterapia, aplicado a estudantes sadios. O nosso estudo terá início no dia 22 de abril de 2014 com a realização da primeira avaliação, e da aplicação do tratamento (massagem desportiva). No dia 23 de Abril ocorrerá a primeira reavaliação (passadas 24h), seguida por outra realizada no dia 24 de Abril (passadas 48h). Os pacientes serão escolhidos de uma forma randomizada e submetidos à técnica de massagem desportiva durante o tempo supracitado.
3.3. Instrumentos de Recolha de Dados
Os instrumentos a utilizar para a recolha dos dados serão quantitativos uma vez que se trata da Escala Visual Analógica (EVA) para a avaliação da dor, a perimetria para avaliação do volume ........ e o salto vertical para avaliação da recuperação á fadiga.
3.4. Protocolo Experimental
O estudo será iniciado com uma avaliação prévia, onde serão avaliados três parâmetros: dor/desconforto (EVA), volume (Perimetria) e recuperação á fadiga (Salto Vertical)
Posteriormente, os pacientes serão submetidos a um programa de treino que os vai levar a fadiga, são novamente avaliados e de seguida é realizado o tratamento (massagem desportiva), tudo isto no mesmo dia. Após este período faremos uma reavaliação (24h e 48h