Artigo IFRS
Minasson Elias Ferreira minasson@gmail.com Orientador: Prof. Gesiel de Oliveira
Resumo:
A adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade às Normas Internacionais de Contabilidade, através de pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos contábeis), está sendo considerado avanço significativo para o crescimento econômico e um melhor posicionamento das empresas brasileiras no mercado internacional. No que tange as Micro e Pequenas Empresas, tais normas chegam em momento oportuno, pois a inexistência de normas adequadas obrigavam a adotarem normas que não refletiam tais mudanças. Embora tais empresas não sejam obrigadas a publicarem suas demonstrações contábeis, a implementação de normas contábeis específicas para Micro e Pequenas Empresas tem por objetivo a padronização das práticas contábeis a este setor igualando-se aos demais seguimentos que já utilizam o padrão de normas internacionais IFRS. Esta implementação se deu por meio de compilação da IFRS Full, ao que é adequado a realidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil. Assim as premissas das normas contábeis aplicadas as Micro e Pequenas Empresas no Brasil segundo o IFRS tornam-se um marco de grandes importância para a contabilidade deste setor.
Palavra-Chave: Adequação; Normas Internacionais; Micro e Pequenas Empresas; IFRS.
1. INTRODUÇÃO
Com as mudanças introduzidas no Brasil, pela adoção das Normas Internacionais de Contabilidade no mercado empresarial, surgiram diversos desafios para as empresas, não obstante para Micro, Pequenas e Médias Empresas.
O presente artigo tem como problemática a ocorrência da implementação de normas contábeis para Micro e Pequenas Empresas, segundo as Normas Internacionais de Contabilidade. E com o principal objetivo de realizar, pesquisas e estudos para apresentar as principais normas existentes de acordo com a lei nº 11.638-07.
Os