PROJETO ARTIGO
Ana Caroline Barbosa da Silva aninha_cicm@hotmail.com Nathália Varela Mattos nathaliavarela@hotmail.com
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar e verificar as modificação causadas pela implementação do IFRS e como essas alterações provocaram mudanças nos resultados das demonstrações financeiras consolidadas.
Palavras-Chaves: IFRS, Demonstrações Financeiras Consolidadas.
1 Introdução
O advento do mercado de capitais e a expansão no portfólio de investimentos tem provocado uma busca maior por informações fidedignas, que sirvam como base na tomada de decisões de seus stakeholders. Objetivando suprir essa demanda, o International Accouting Standards Board – IASB vem, nas últimas décadas, sendo o responsável pela elaboração e publicação de normas contábeis, já adotadas em diversos países. Essas normas, conhecidas como International Financial Reporting Standards (IFRS) são elaboradas por meio de um processo de consulta internacional, o qual envolve organizações e pessoas de várias nações. No Brasil, sua adoção passou a ser obrigatória em 2010, e essa convergência ainda passa por processos de modificação. Em 2005, foi criado o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, ente responsável pela edição e acompanhamento das mudanças proferidas pelo IASB, para a constante atualização das normas brasileiras.
Uma das maiores dificuldades encontradas na aplicação das normas internacionais é a difícil compreensão dos pronunciamentos emitidos. A tradução das normas, muitas vezes, é feita de forma literal, sem considerar a realidade das companhias brasileiras. Além disso, a adoção das mesmas é um grande desafio especialmente para pequenas empresas, tendo em vista que não possuem a quantidade e clareza das informações necessárias.
Essa pesquisa teve como motivação o grande destaque que tem sido dado ao acolhimento do padrão do IFRS, tendo em vista os resultados positivo que a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) trouxe