Artigo Hist Rico Da Comunica O
Alexander Canisio Foerster Costa, Antonio Castano Moraes, Jorge Luiz
Kasprowicz, Rafael Miranda, Wagner Esser.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Araquari
Caixa Postal 21– 89.245000 – Araquari – SC – Brasil alexander_canisio@hotmail.com, jorginhokas@gmail.com, rafaelzit0_@hotmail.com , waesser@gmail.com, acstano@yahoo.com.br
Resumo
:
Este artigo aborda de maneira geral a historia da comunicação desde o telegrafo até suas tecnologias mais atuais como internet e celular e os modos de aplicação dentro de cada área, levando em consideração as necessidades dentro das organizações. palavraschaves: Comunicação, Tecnologia, Evolução.
1. Historia das Telecomunicações
A historia da telecomunicações tem inicio com a criação do Telégrafo (aparelho usado para transmitir sons de batidas, hoje conhecido como código morse) em 1837 O ouvido humano só pode perceber acima de 16 vibrações por segundo. Dai surgiu à idéia de induzir corrente num eletroímã com um número de interrupções superior àquele limite.
Houve a surpresa: a barra imantada produziu sons. Esta invenção logo provocou inúmeras experiências no mesmo campo. O telégrafo através de fio elétrico de Samuel
Morse só teve a sua primeira linha inaugurada a 24 de maio de 1844, ligando Baltimore a Washington (EUA), aplicando um código de sinais, também inventado por ele; o código de Morse ainda hoje é usado. Mais de 30 anos se passaram em que a telegrafia fora o único meio de telecomunicação, mesmo após a invenção da transmissão por rádio, permaneceu em uso pela sua inteligibilidade mesmo na presença de ruídos e sinais de baixa intensidade.
Em 1876 um novo fato iria revolucionar as telecomunicações. No dia 7 de março, Alexander Graham Bell, um escocês que