artigo gest o ambiental 2015
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo avaliar o problema da escassez hídrica pelo qual o Brasil tem passado nós últimos anos, interferindo assim na vida das pessoas. A escassez de água é agravada em virtude do mau uso e principalmente das desigualdades sociais, da falta de manejo e uso sustentáveis dos recursos naturais. Divulgar na mídia que a água está acabando pode ainda ser um falso alarme, com vistas a acelerar o processo de privatização de seu controle social, uma vez que é comum a ideia de que a iniciativa privada trabalha com mais racionalidade e melhor aproveitamento. É verdade que há uma crescente escassez de água potável, mas deve – se esclarecer que ela é diferenciada em termos geográficos, qualitativos e de classe.
Palavras - Chaves: Água, Escassez, Conscientização, Desigualdade, Recursos.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade, apresentar ferramentas que podem contribuir para garantir o uso consciente desse recurso hídrico. A água corresponde a um imenso recurso natural do qual as sociedades humanas necessitam para sobreviver. Em várias partes do mundo, o acesso à água é diferenciado, mas por motivos diferentes: enquanto em alguns países existe uma abundância desse recurso, em outros a escassez leva milhões de pessoas a sobreviverem em condições sub-humanas.
Estima-se que, atualmente, mais de um bilhão de pessoas vivem em condições insuficientes de disponibilidade de água para consumo e que, em 25 anos, cerca de 5,5 bilhões de pessoas estarão vivendo em áreas com moderada ou séria falta de água. Quando se analisa o problema de maneira global, observa-se que existe quantidade de água suficiente para o atendimento de toda a população.
A distribuição não uniforme dos recursos hídricos e da população sobre o planeta acaba por gerar cenários adversos quanto à disponibilidade hídrica em diferentes regiões. O Brasil possui situação privilegiada em relação à sua disponibilidade