Artigo Forma O Profissional
Centro Socioeconômico
Departamento de Ciências da Administração
Disciplina : Formação Profissional IV
Prof. Irineu Manoel de Souza - irineu@cse.ufsc.br
Artigo: A governança Corporativa em uma empresa do gênero alimentício de Médio a Grande porte no Brasil: uma revisão literária.
Autoras: Ana Carolina de Lima e Katia Gustmann
1. INTRODUÇÃO
A Governança corporativa foi adotada recentemente no Brasil, sistema no qual os acionistas de uma empresa “governam” a organização, utilizando-se de um sistema na qual a organização zela pelos interesses dos stakeholders. Trata-se de um sistema que, usando principalmente o conselho de administração, a auditoria externa e o conselho fiscal, estabelece regras e poderes para conselhos, comitês, diretoria e outros gestores, procurando prevenir abusos de poder e criando instrumentos de fiscalização, princípios e regras que possibilitem uma gestão eficiente e eficaz, culminando no estabelecimento de princípios que considerem maximizar o valor do negócio e a riqueza do acionista. (José Ferreira Chagas, no artigo Governança Corporativa – Aplicabilidade do Conceito, dos Princípios e Indicadores à Gestão de Pequenas e Médias Organizações).
A falta de conhecimento e de preparo dos empreendedores a respeito das melhores práticas de governança corporativa pode prejudicar a organização. Os empresários precisam perceber que quando pensam em governança corporativa estão buscando agregar valor ao negócio, bem como melhor aproveitando as oportunidades do mundo corporativo. Neste contexto, é importante verificar a implantação e verificação de processos e controles internos da empresa.
O presente artigo abordará a prática da governança corporativa na organização M. Dias Branco - Indústria e Comercio de Alimentos. A empresa possui cobertura nacional e atua nos setores de massas, biscoitos, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, sendo de médio a grande porte. A organização