ARTIGO FINAL THALYTA
COORDENADORIA GERAL DA ÁREA DA SAÚDE
COORDENADORIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA
THALYTA REGINA CRUZ COSTA
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO IMPACTO NO OMBRO UTILIZANDO ELETROTERAPIA E CINESIOTERAPIA COMO RECURSOS
São Luís
2009
THALYTA REGINA CRUZ COSTA
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO IMPACTO NO OMBRO UTILIZANDO ELETROTERAPIA E CINESIOTERAPIA COMO RECURSOS Artigo apresentado ao Curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharel em Fisioterapia.
Orientador: Prof. Agêge Haidar Filho
São Luís
2009
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DO IMPACTO NO OMBRO UTILIZANDO ELETROTERAPIA E CINESIOTERAPIA COMO RECURSOS
Thalyta Regina Cruz Costa*
RESUMO
A síndrome do impacto subacromial é um distúrbio cada vez mais observado na prática clínica que se manifesta por dor e limitação funcional, sobretudo na realização de atividades acima da cabeça. Dentre as modalidades de tratamento, o fisioterápico é dos mais recomendados. Dessa forma, objetivou-se avaliar a eficácia do tratamento fisioterapêutico utilizando a eletroterapia e a cinesioterapia. O tratamento foi indicado imediatamente após o diagnóstico e consistiu inicialmente de neuroestimulação transcutânea (20 minutos), Infravermelho (15minutos), laser (5 minutos) com sessões realizadas diariamente. Passada a crise álgica, acrescentou-se no protocolo o uso de exercícios visando o ganho de amplitude, a estimulação elétrica funcional (20 minutos) para fortalecer os músculos do manguito rotador.
A síndrome do impacto. Concluiu-se que o protocolo utilizado é eficiente e pode ser adotado para o tratamento da síndrome do impacto no ombro.
Palavras-chaves: Síndrome. Ombro. Eletroterapia. Cinesioterapia.
1 INTRODUÇÃO
Segundo o Ministério da Saúde (2007), a síndrome do impacto no ombro tem se tornado um dos diagnósticos mais comuns dentre as