ARTIGO empreendedorismo
Rodrigo Clebson Ferreira Santos*
Carter Carlos Oliveira do Nasciemnto*
Raylan Caic da Silva Costa*
Sérgio Wilker Nunes Ripardo*
Amaury da Conceição Coêlho*
Curso: CST em Gestão da Tecnologia da Informação
Pólo: Santa Inês – Ma
Orientador:
RESUMO
As mudanças constantes no cenário mundial, a globalização e outros fatores têm contribuído para que as organizações passassem a ter uma nova postura com relação à forma de administração e inovação para sobreviverem no mercado. E, no que diz respeito a tal exigência, os empreendedores de Santa Inês no estado do Maranhão também estão incluídos nesse cenário. Assim, o presente trabalho faz um estudo das características dos sistemas de informação, especialmente do sistema ERP, desde o processo de escolha até a sua implementação e utilização, fazendo a comparação do uso de um sistema não integrado com um do tipo ERP, trazendo segundo a percepção dos usuários e da administração os seus benefícios, suas desvantagens e de seus possíveis impactos nas organizações.
PALAVRAS CHAVES:Empreendedorismo. Sistema. ERP. Organização.
INTRODUÇÃO
1. O EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo não é um tema novo ou um modismo e surgiu desde a primeira ação humana inovadora, faz parte da cultura de um povo, pois é fruto de hábitos, práticas e valores das pessoas. Existem países, regiões e até famílias mais empreendedoras que as outras, sendo até possível uma pessoa apreender ser empreendedora com o convívio com outros empreendedores, onde isso é incentivado e visto como algo positivo.
Segundo Dornelas (2008), de origem francesa, a palavra empreendedor (entrepreneur) quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes