Artigo empreendedorismo
Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! (FLORENCE NIGHTINGALE)
Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854.(Padilha MICS. UFPel; 1998)
A enfermagem é uma profissão que ao longo do tempo vem desconstruindo e construindo sua história. (Padilha MICS, Borenstein MS. 2005)
No século XX, Joseph Schumpeter, a partir dos estudos de Richard Cantillon, conhecido como o primeiro grande teórico economista, definiu a função do empreendedor. Para Schumpeter o empreendedor pode ser definido como: "criador de novas combinações; alguém que tem a habilidade para que o novo seja implementado".(Costa AB: Unisinos; 2006)
Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. (DORNELLAS, 2005).
A relação existente do empreendedorismo e a enfermagem não se restringe apenas no saber teórico é preciso conhecer as necessidades especificas do mercado( RONCON, P.F; MUNHOZ. F. , v.62, n.5, p.695-700 ,2009). Entretanto existe a dificuldade de encontrar profissionais empreendedores com conhecimento cientifico capazes de inovar. Na enfermagem é preciso manter-se atualizado quanto ás mudanças e avanços de conhecimento para suprir as exigências de um mercado globalizado (CECAGNO, D; SOARES, D.C; SIQUEIRA, H.C.H; CECAGNO,S; 2006.)
1.1 Objetivo Geral
1.2 Objetivo Específico
2. METODOLOGIA
No estudo foi utilizado a revisão bibliográfica e estudo de campo. A pesquisa