Artigo de Empreendedorismo
O preparo e uma base sólida são a receita para superar os desafios e alcançar o sucesso.
Chegamos ao segundo semestre e a pergunta que paira no ar é: “Será que alcançaremos a meta anual da nossa empresa?”. Para compartilhar com vocês este momento de dúvidas e expectativas, farei um paralelo com o que enfrentei, enfrento e enfrentarei ao longo da minha carreira como colaborador, gestor, diretor e empreendedor.
Desde o início da minha formação, carrego comigo uma frase proferida pelo meu principal mentor: “Filho, trate sempre com igualdade qualquer pessoa independente da classe social, credo, religião...”. E até hoje tenho esta lição como alicerce em minha vida.
Por que iniciei o texto desta forma? Pois, para que possamos alcançar e superar quaisquer desafios, precisamos ter ao nosso lado pessoas que confiem em nós e que acreditem em um propósito maior, o qual se traduz no sucesso de todos a nossa volta.
Quando qualquer pessoa ingressa em uma empresa, sem dúvida possui um sonho. Este sonho, de alguma forma, será alcançado por meio do emprego, da sociedade empresarial, ou por outra forma de inclusão em uma organização.
Desse momento em diante, o que contará serão as atitudes: tanto as nossas quanto as de nossos líderes e subordinados, que estão e estarão ali para dar o melhor de si, desde que a recíproca seja verdadeira.
Algo que observo constantemente são os líderes tentando fazer com que as pessoas se insiram por si mesmas no contexto da organização e que se auto planejem, auto motivem, auto etc. No entanto, cada um de nós precisa ter aquele brilho nos olhos, aquele ídolo profissional, aquela pessoa que nos inspira e que a cada segunda-feira nos faz sair de casa pensando: “Quero um dia ser igual ou melhor do que aquela pessoa”, mesmo que ela não esteja dentro da nossa empresa.
Quando alcançamos esse nível de paixão pelo que fazemos, o desafio de atingir metas audaciosas torna-se uma diversão – com muita responsabilidade,