Artigo empreendedorismo
Sara Lázara Ribeiro Martins
Instituto Superior de Educação de São Gotardo
São Gotardo – Minas Gerais
Brasil
RESUMO
A palavra empreendedorismo é associada à capacidade de criar e de conduzir empresas, porém vai muito, além disso, implica na realização de atitudes e idéias ousadas. A escola vista como socializadora dos jovens começa a introduzir o empreendedorismo visando um novo período para motivar o crescimento de novos empregos além de motivar os alunos a pensarem em novas propostas e acreditar em um futuro melhor para todos. O desafio de ensinar a empreender pode e deve ser visto como algo sério, porém simples, consiste em associar práticas já bastante conhecidas dos educadores e que exigem apenas atitude.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Escola, Desafios, Socializadora, Práticas
INTRODUÇÃO
A palavra empreendedorismo geralmente é associada a capacidade de criar e conduzir empresas, aproveitando oportunidades, tendo sucesso, gerando emprego, renda e riqueza.
Mas Empreendedorismo vai muito mais além do que tudo isso; implica na realização do indivíduo por meio de atitudes e idéias ousadas e na sua relação com o mundo. Define-se também, como uma intercessão criativa e realizadora no meio, na busca de um crescimento pessoal e coletivo, através do desenvolvimento da capacidade individual cada pessoa para solucionar problemas, tomar decisões, ter iniciativa e orientação inovadora, e assim podendo ser cada vez mais exigidas na formação profissional e valorizadas no mundo do trabalho.
A escola, vista como uma socializadora dos jovens surge como Instituição promotora da educação, e, inserida nela, o professor, agente determinante de novas competências, lhe cabe a compromisso de preparar esses jovens para um novo período, que nada mais é do que motivar o crescimento de novos empregos, porém isso exige outros referenciais na direção do desenvolvimento e da cidadania.
Através do empreendedorismo, os