ARTIGO EDIVALDO E GATHA 2
1028 palavras
5 páginas
FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇABACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
EDIVALDO DE SOUZA
ÁGATHA KAYLLANE
RESPONSABILIDADE SOCIAL E CULTURA DE PAZ
Ribeira do Pombal, BA
2015
EDIVALDO DE SOUZA
ÁGATHA KAYLLANE
RESPONSABILIDADE SOCIAL E CULTURA DE PAZ
Trabalho solicitado na disciplina de Metodologia da pesquisa, como um dos pré-requisitos para a avaliação da 1ª unidade.
Orientadora: Prof. Esp. Regina Feitoza
Ribeira do Pombal, BA
2015
1. Introdução
Antes de abordarmos os temas responsabilidade social e cultura de paz é preciso conceituá-los. O Livro Verde da Comissão Europeia define responsabilidade social como: “o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo”. Cultura de paz são ações, maneiras de vida, comportamentos, hábitos e atitudes que favorecem a paz (Federico Mayor, ex-diretor geral da UNESCO).
As ações de responsabilidade social se tornam instrumentos para implantação da cultura de paz na sociedade, já que os diversos tipos de violência (física, psicológica, etc.) interferem diretamente no bem estar social.
Diante do exposto, este artigo tem como objetivo analisar a implantação de programas com foco na responsabilidade social e cultura de paz na Escola Municipal Pingo de Gente, localizada no município de Nova Soure-Ba especificamente busca-se verificar as formas como são aplicados tais programas e quais benefícios eles trazem para a sociedade.
Revisão Bibliográfica
1. RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. A organização assume