Artigo de Opinião - O uso de drogas na adolescência: um destruidor de lares.
Alírio de Cerqueira Filho
Um dos maiores problemas que vimos enfrentando no seio da sociedade é a utilização das drogas pelos adolescentes. Sabemos que este problema é de difícil solução e as suas causas são várias. Neste artigo vamos analisar algumas delas para que os pais possam estar ajudando os seus filhos a prevenirem este mal.
Em nossas atividades profissionais costumamos dizer para pais e adolescentes que o caminho das drogas é muito fácil de entrar e muito difícil sair. É como pular num poço fundo e para sair dele só dispor das mãos para se agarrar nas bordas do poço.
O adolescente se droga por vários motivos, dentre os quais se destaca a baixa auto-estima que leva a um sentimento de inadequação, de desajuste diante das várias situações que a vida exige dele. Normalmente ele vê na droga uma fuga dos problemas que ele não quer enfrentar como o relacionamento familiar difícil, dificuldades nos estudos, problemas com os amigos, etc. A droga é vista como a solução mágica que faz desaparecer os problemas instantaneamente, onde durante algum tempo ele vai se "livrar" dos mesmos, mesmo sabendo que eles surgem depois com toda a força.
Muitas vezes esta atitude de fuga o adolescente aprende com os próprios adultos, e muitas vezes com os próprios pais. É que muitos adultos se habituam em qualquer motivo a fazerem uso de medicamentos como o lexotan, o Vallium, dentre outros remédios para se "livrarem" das suas ansiedades, insônias e outras neuroses. Com este comportamento estão ensinando ao jovem que sempre há uma "solução" fácil e rápida para os problemas.
Outro mal exemplo que o jovem encontra, muitas vezes, dentro de casa é a utilização das bebidas alcoólicas, que são usadas "socialmente". As bebidas ficam em lugar de destaque na própria sala de visitas em garrafas decoradas, ou colocadas na geladeira para que assumam uma temperatura adequada para acompanhar os momentos de lazer. Outras vezes o que é utilizado são os