especialidades odontológicas
A Odontologia abrange diversas especialidades. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, no seu documento que consolida as normas de procedimentos nos Conselhos de Odontologia, “a especialidade é uma área específica do conhecimento, exercida por profissional qualificado a executar procedimentos de maior complexidade, na busca de eficácia e da eficiência de suas ações”.
Este conceito geral define as diversas especialidades existentes no campo odontológico, nesta busca por eficácia e eficiência, proporcionando ao cliente um resultado mais satisfatório. Dentre elas, podemos citar a “Prótese Dentária”, que em seu objetivo maior, visa restaurar ao paciente os espaços deixados na arcada por extrações ou por coroas muito destruídas.
As próteses dentárias podem ser de dois tipo basicamente: fixas ou removíveis. As próteses fixas são aquelas que utilizam de estruturas dentárias que restaram para a confecção de uma coroa ou ponte. As próteses removíveis, tem o objetivo de substituir um ou mais elementos dentários que foram extraídos por inteiro. Este tipo de próteses tem a vantagem de poderem ser retiradas para a higienização.
O objetivo deste trabalho, foi relatar sobre a especialidade Prótese Dentária, seus objetivos, áreas de atuação, a importância da especialidade e também descrever sobre alguns tipos de próteses encontradas, embasado em pesquisa bibliográfica feita em sites confiáveis, como o do Conselho Federal de Odontologia e sites de artigos científicos.
2 PRÓTESE DENTÁRIA
A Prótese Dentária, basicamente cuida da recuperação das coroas dentais e da reparação de espaços decorrentes de extrações visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal.
2.1 OBJETIVO DA ESPECIALIDADE
Prótese Dentária é a especialidade que tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, a