introdução - estatistica dos confeitos
De início, como uma de suas definições temos a apresentação do conceito de preciso e exato, sendo que:
Precisão: esta relacionada a concordância entre as medidas obtidas, ou seja, a forma como a qual as medidas se aproximam entre si.
Exatidão:condiz com a proximidade do valor da medida com o valor verdadeiro.
Segundo a definição destes conceitos, podemos perceber a importância dos mesmos em experimentos de química que requerem extrema exatidão, ou em outros casos precisão, como por exemplo, medição e aferição de volumes, medição de massa de uma amostra, preparação de soluções para síntese de algum composto, etc. O conhecimento destes conceitos então, é de crucial importância para apresentação e discussão de dados, assim como análise do quanto os mesmos desviaram do valor esperado, segundo alguns conceitos, também estatísticos, definidos a seguir.
Erro absoluto: é a diferença entre o valor exato Xe e sua aproximaçãoXa, o qual denotamos porEA.
EA= │Xe – Xa│
Equação 1: Equação de erro absoluto
Erro relativo: é uma forma mais geral de se avaliar a precisão de um cálculo efetuado. Corresponde ao quociente entre o erro absoluto e o valor real/exato.
ER= │𝑋𝑒−𝑋𝑎│𝑋𝑒 . 100
Equação 2: Equação de erro relativo
Desvio padrão da amostra:é uma medida que condiz a variabilidade das medidas em relação a média[1]. Definido segundo a equação seguinte.
S= Ʃ 𝑋𝑖−𝑋𝑚é𝑑𝑖𝑜 2𝑁−1
Equação 3: Equação de desvio padrão da amostra, na qual Xi corresponde a i-ésima observação, N o número de observações e Xmédio a média das observações, neste caso considera-se N-1 no denominador por se tratar de uma amostra.
Coeficiente de