Artigo de opinião sobre os protestos contra o governo
CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EVANDRO GONÇALVES LEITE
GABRIEL MARKES DE LIMA FERNANDES – MATRÍCULA: 20142094040339
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE A FACETA INCOERENTE DOS PROTESTOS DO DIA 15 DE MARÇO DE 2015.
PAU DOS FERROS/RN
JUNHO/2015
FACETAS SOBRE MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS NO BRASIL: (in)coerentes?
Grandes mobilizações populares não são novidade por parte da população brasileira. Desde o fim do regime militar até os dias atuais, vemos milhares de cidadãos nas ruas reivindicando seus direitos constitucionais. Tendo grande destaque, as manifestações “Diretas, já!”, de 1984, na qual buscava a realização de eleições com votos diretos. Ou ainda, as mobilizações que levaram o presidente Fernando Collor de Melo, a renúncia, em 1992, depois de seu impeachment ser decretado pelo Senado Federal.
Os protestos de Março de 2015 chamaram bastante atenção não somente pelo grande número de pessoas nas ruas, mas também pelo confronto de ideias, e uma certa falta de informação da parte das pessoas ali presentes.
A maioria dos manifestantes, além de estarem ali em busca de defender seus interesses, também fazia questão de expor a revolta e insatisfação contra a atual presidente, por meio de cartazes, faixas, até mesmo por bonecos representando a figura de aliados da base executiva do Governo.
Sabemos que o protesto de forma geral é um direito legal que pode ser exercido por qualquer cidadão, dentro dos âmbitos da lei. Só que além de muita coisa fugir do sentido real da manifestação, vários cidadãos usam o protesto de forma radical, abordando de forma errada o problema.
As imagens disponibilizadas no conteúdo mostram os manifestantes pendurando dois bonecos em uma ponte, com cordas no pescoço, e as figuras remetem a atual presidente Dilma Rousseff, e o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da