Artigo de opinião "Guerra as Drogas"
A “guerra as drogas” é um termo antigo, popularizado em 1971 pelo ex- presidente dos estados unidos Richard Nixon, a partir desse ponto países do mundo inteiro iniciaram um combate violento e repressivo contra qualquer tipo de substancia ilícita.
De acordo com o professor Luiz Flavio Gomes, depois de iniciada, a “guerra as drogas” em 1980, mais de 5 mil pessoal já estavam presas por posse de drogas nos estados unidos, em 2009 já passavam de 100 mil pelo mesmo motivo.
Essa politica repressiva nunca funcionou, e a partir de 2010 o governo do atual presidente dos estados unidos Barak Obama, pela primeira vez prioriza o tratamento e a prevenção, ao invés da condenação dos usuários.
Se proibimos uma substancia pois ela faz mal a saúde, por que o cigarro e o álcool não são ilegais? Simplesmente porque não funcionaria, quando há uma demanda alta sobre certo produto, torna-lo ilegal só tende a piorar as coisas, dando espaço para traficantes assumirem o mercado.
No período da “lei seca” nos EUA, quando foi proibida a venda e o consumo de álcool, foi marcada pela origem de um dos mais conhecidos traficantes da historia, Al Capone.
Resultado disso são prisões superlotadas, policias e políticos corruptos e muito mais violência e morte.
A “guerra as drogas” foi perdida, e acredito que insistir nesse erro seja burrice, com tantos países a nossa volta como o Canadá, que nos prova que a liberação da substancia não aumenta o consumo, mas torna-o comum e menos procurado ajudando a diminuir o preconceito e a repressão a usuários, que quando querem utilizar a “droga” podem ir a um lugar adequado e fora de perigo.