ARTIGO DE OPINIÃO E EDITORIAL
O QUE É ARTIGO DE OPINIÃO?
O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. Como se trata de um texto argumentativo, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final. Contudo, em vestibulares, a assinatura é proibida, uma vez que pode identificar a autoria e desclassificar o candidato.
ONDE ESSE TIPO DE TEXTO COSTUMA SER VEICULADO?
Assim como o editorial, é publicado em jornais e revistas.
QUE DIFERENÇAS HÁ ENTRE O ARTIGO DE OPINIÃO E O EDITORIAL?
O editorial escrito para jornais ou revistas não é assinado, uma vez que nele o jornalista deve expor não o seu ponto de vista pessoal, mas da instituição para a qual trabalha, que, desse modo, assume a responsabilidade por qualquer declaração polêmica presente no editorial. Já o artigo de opinião é assinado. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados.
O editorial é uma “notícia comentada”. Assim sendo, seu objetivo é apresentar um posicionamento (da revista ou jornal) sobre um determinado evento. O artigo, no entanto, dá um passo além, uma vez que apresenta clara intenção persuasiva, ou seja, procura influenciar o leitor, no sentido de fazê-lo mudar de ideia e/ou tomar uma atitude.
Sobre a linguagem, eles apresentam uma base comum: por serem gêneros jornalísticos, visam ser compreendidos por todo tipo de leitor. Por isso, valem-se da norma culta, mas primando sempre pela simplicidade, isto é, por uma linguagem não intelectualizada. No entanto, a diferença de foco (abordada no