Artigo de moda
PESQUISA E PROJETO DE MODA
SÃO PAULO - 2011
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
CAMILA VIEIRA
DANIELA PEIXOTO
JULIANA BRITTO
MARCELO SAMPAIO
4º SEMESTRE – A - MANHÃ
PESQUISA E PROJETO DE MODA
Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa e Projeto de Moda, do curso de
Moda/FMU.
SÃO PAULO - 2011
Resumo
Segundo a gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora, Fayga Ostrower, a criatividade é um potencial inerente ao homem, a realização da mesma é uma de suas necessidades. Criar e viver se interligam. Criar corresponde um formar, dar forma a alguma coisa. Ao se criar algo, sempre se o ordena e se o configura. Toda forma é forma de comunicação ao mesmo tempo em que forma de realização.
A criação tem como premissas a percepção consciente.
Criar é, basicamente, formar. Formar algo novo. O ato criador abrange a capacidade de compreender, e esta, por sua vez, de relacionar, ordenar, configurar, significar.
Criar é to difícil ou tão fácil como viver. E é do mesmo modo necessário.
Na visão do artista plástico, Ricardo Pennino, a arte é a expressão da subjetividade, onde na arte abstrata, as pessoas depositam suas vivências do jeito que eles vêem a obra. Elas inserem seu repertório, suas memórias e seus sentimentos, cada uma de uma forma diferente e única, dependendo muito do estado de espírito da pessoa.
Pennino define sua arte como contemporânea, sentimento além do racional, estilo livre. Sempre em busca de novas idéias e caminhos. Procurando sempre uma harmonia em sua obra, de uma forma inconsciente ele busca um equilíbrio. ‘A cor sempre tem uma forma, transmite um sentimento’ ‘Pintura é um processo de vida, o pintor é como um cientista experimenta a vida toda’
Sumário
Resumo................................................................................................................3
Considerações