Artigo sobre Moda
AN6DM
Estrutura da Moda Contemporânea I
Profª Dhora Costa
1. Resumo
As relações entre moda, design, cultura e identidade, aqui serão discutidas; quando elas acontecem, e de que forma todos estes se entrelaçam, em diferentes visões e aspectos, de acordo com a evolução da sociedade e do pensamento humano.
2. Introdução
Moda e design caminham juntos há longa data, assim como nossas noções de cultura, que nos ajudam a formar nossas identidades. A cultura de um de um país influencia diretamente a construção da moda naquele lugar, e da formação da identidade do mesmo. Porém, por conta da globalização, temos nos deparado com uma realidade até então não conhecida: a múltipla identidade, ou a “descentralização” do conceito principal de identidade. Um sujeito asiático, por exemplo, pode apresentar comportamentos de outros grupos sociais, como a sociedade americana, por meio de filmes, cadeias de fast-food e etc. Encontramo-nos então, em ambientes multiculturais, e esse novo aspecto social altera todo o cenário da moda e do design.
3. Moda, Design, Cultura e Identidade
As noções de identidade e de identidade cultural atuais são completamente diferentes das que circulavam na sociedade do passado. Durante o iluminismo, quando os humanos se colocaram pela primeira vez no centro das ações e no controle de sua mente e estado, concebeu-se a primeira ruptura com o pensamento medieval de que Deus estava no centro de todo o universo. A partir de então, o conceito de identidade estaria para sempre mudado.
Ao longo dos anos, outros sujeitos sociológicos deram lugar ao sujeito iluminista, como o cartesiano, cujos dizeres “Penso, logo existo” são característicos; o sujeito moderno e o pós moderno. O sujeito moderno, diferente do sujeito iluminista, não se intitula autossuficiente, e admite a necessidade de outros seres que julgam-se