artigo de mat
Paula Ribeiro Teixeira
Silvane Junges
Simone Taucchrte
Tacia Stringhi
Resumo:
A moeda é o meio através do qual são efetuadas transações monetárias. E é importante perceber as diferentes definições de “moeda”. O dinheiro (papel) constitui as notas e moedas (peças metálicas), admitidas em circulação e controladas pelo governo. A moeda está associada a transações de baixo valor, que por sua vez está perdendo seu lugar para essa era digital. É um instrumento de aceitação geral pelos comércios, porém é difícil se obter uma quantidade de moeda necessária para formar uma unidade. Também é importante valorizar aquilo que é patrimônio de nosso país, onde as crianças devem conhecer o valor da moeda que compõe o Sistema Monetário Nacional e aos poucos elas irão assimilar o porquê trocamos moedas por objetos ou serviços.
Palavras-chave: Moeda. Valor. Era digital.
Introdução
Hoje a moeda esta cada vez mais rara no cotidiano de cada um de nós. A moeda é a expressão concreta do dinheiro. Dispõe duma representação material, com valor econômico, que é utilizada como instrumento de troca, possuindo como tal um poder aquisitivo servindo para determinar uma forma prática, o preço das coisas.
A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No inicio não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadorias por mercadorias, sem equivalência de valor.
A moeda é um instrumento que facilita as trocas e a reserva de valores e, como tal, triunfou plenamente no domínio das relações mercantis. A moeda era usada não apenas no comércio, mas também na coleta de impostos, no pagamento total ou parcial de rendas e naturalmente para amealhar.
Métodos
Foi realizada uma pesquisa por meio de questionário para extrair dos educadores, jovens e estudantes a sua opinião sobre o valor da moeda nessa era digital. O questionário foi objetivo, com perguntas objetivas, sendo dez no total, que foi respondido por educadores,