artigo custo de preço
DANIEL LISBOA DOS SANTOS JUNIOR
CUSTOS DE PRODUÇÃO EM LATICÍNIOS.
Paranaíba/ MS
MAIO/ 2014
DANIEL LISBOA DOS SANTOS JUNIOR
Custos de produção em laticínios.
Trabalho didático da disciplina _________ da instituição de ensino superior FIPAR sobre orientação da Pro° Sabiana
Paranaíba/ MS
MAIO/ 2014
1- Introdução:
A indústria de laticínios brasileira é composta por empresas multinacionais (Nestlé, Parmalat, Danone, F&R), cooperativas e empresas nacionais. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de leite, mas com baixa produtividade, que pode ser explicada pela utilização de vacas de raças impróprias para a produção de leite, pela não utilização de confinamento, entre outras técnicas.
A baixa produtividade do leite no Brasil se explica pelo uso inadequado da tecnologia nas fazendas, da higiene e sanitização dos animais e do local das ordenhas. Como nem todos os produtores de leite podem arcar com esse investimento, muitos têm de abandonar a atividade. Aqueles que permanecem conseguem produzir mais do que alguns produtores sem tecnologia unidos. Na era do progresso tecnológico e da velocidade da comunicação, as palavras poder e informação caminham muito próximos. Organizações sejam elas do setor produtivo, do comércio, de serviços, assim como entidades associativas, felizmente já se aperceberam de que olhar exclusivamente para seus interesses não é uma atitude inteligente. De nada adiantará o trabalho das empresas, se não houver uma nação forte, com poder aquisitivo para produzir todos os bens e serviços de forma eficiente, com competitividade internacional e com poder de adquiri-los ampla e indiscriminadamente.
Para uma organização, o futuro torna-se incerto quando há insuficiência de informações sobre o comportamento da concorrência, dos consumidores, fornecedores, fontes de financiamento e outros segmentos relevantes do