ARTIGO COMPARATIVO PPC
AÇÃO PARA A MODIFICAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE
ENGENHARIA ELÉTRICA
Taís Aparecida de Assis Garcia Moreira – taismoreira@usp.br
Roberto Koji Onmori – rkonmori@poli.usp.br
Arianna Olivera Salmon – azolivera@gmail.com
Emerson Gonçalves de Melo- emerdemelo@usp.br
Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Laboratório de Microeletrônica
Av. Prof. Luciano Gualberto - Travessa 3, 158
CEP: 05424-970 - São Paulo - SP
Resumo: Esse trabalho apresenta a comparação crítica de três Projetos Políticos
Pedagógico, na área de Engenharia Elétrica. Foram escolhidos Projetos de instituições de ensino superior (IES) diferentes, duas localizadas no estado de São Paulo, com bastante tempo de formação de engenheiros e outra no estado de Pernambuco. Será feito um levantamento de algumas características contidas nos PPPs bem como uma verificação se estão de acordo com outros documentos como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNCGE).
Palavras-chave: Projeto politico pedagógico, Comparação, Avaliação.
1
INTRODUÇÃO
O projeto político-pedagógico foi um dos principais resultados das modificações ocorridas, nas orientações das políticas educacionais brasileiras, a partir dos anos 80 do século
XX. Estas mudanças encontram-se expressas na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional - Lei nº 9.394/961 - e em linhas gerais, convergem para a adoção de novos modelos de gestão e planejamento da educação, calcados em formas mais flexíveis e descentralizadas de administração. A elaboração do projeto político-pedagógico, por se configurar enquanto um processo de planejamento exige um profundo conhecimento de ferramentas teóricometodológicas por parte dos profissionais da instituição educativa (MAGALHÃES, 2006).
Falar em inovação e projeto político-pedagógico tem sentido se não esquecermos qual é a preocupação fundamental que enfrenta o sistema educativo: