artigo comex
Mestrado em Economia
São Leopoldo - RS
COMUNIDADE ANDINA: DESENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO NO
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Resumo: A Comunidade Andina não consegue atingir o patamar de União Aduaneira, devido ao atraso em processos e ao não estabelecimento da TEC, o que compromete a integração regional e a evolução do bloco, constituindo um dos principais problemas do mesmo. Porem, o bloco pode ser classificado como uma Zona de Livre Comércio beneficiando os países membros. Assim, neste artigo vamos analisar os dados dos países membros da CAN (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru) e seus níveis de comércio intra e extrabloco, fazendo também, uma breve comparação com o MERCOSUL e com o Brasil, pois, além da proximidade geográfica e similaridades das regiões, um dos objetivos da CAN é a formação de uma área de livre comércio Sul-Americana.
Palavras- Chave: Comunidade Andina, Desenvolvimento, Comércio Internacional.
Abstract: The Andean Community cannot reach the level of the Customs Union, due to the delay in the process and not establishment of a TEC, which undermines regional integration and development of a block, constituting one of the main problems of the same. However, the block can be classified as a Free Trade Zone benefiting the member countries. So, in this article we analyzed datas from CAN’s member countries (Bolivia,
Colombia, Ecuador and Peru) and their levels of intra and extra-bloc trade, also making a brief comparison with Mercosur and Brazil, since in addition to the proximity and similarities of this geographical regions, one of CAN’s goal is to constitute a free trade area in South America.
Keywords: Andean Community, Development, International Trade.
1. Introdução
Devido ao grande desenvolvimento global, a volatilidade das economias e as deficiências dos Estados, a palavra de ordem no comércio internacional é cooperação.
Assim, os países passaram a se reunir em blocos econômicos para atingir seus