Parafraseamento
Há tempos passados o Brasil esteve a margem do Comex .No “descobrimento” o país como colônia de Portugal firma um pacto colonial onde as trocas comerciais se resumiam ao envio de matérias primas para a metrópole e a compra de mercadorias manufaturadas provenientes da mesma . Esse fato ocorreu na época que o mercantilismo era imperante, isso significou atraso para o desenvolvimento no comercial internacional para com o Brasil. As trocas só acontecerão com a vinda da corte portuguesa no início do séc. XIX. Nossos produtos comercializáveis sempre foram de origem agrícola, pois a indústria brasileira se desenvolveria depois.
O Comex foi implementado em 1822 na proclamação da independência, é uma ferramenta para a manutenção da economia e o desenvolvimento do país. A historia comercial foi marcada por ciclos econômicos . Assim tivemos o ciclo da cana-de açúcar; o ciclo do café; o ciclo da borracha e do cacau . Esses produtos flutuarão em alta e baixa causando transtornos ,isso só aconteceu – parte por mudanças no cenário exterior –falta de politicas econômicas que diversificassem as produções e comercialização para equilibrar a situação interna.
Mesmo hoje onde a globalização avança constantemente e a interdependência econômica de outros países é maior. Não apenas o fato de ainda ser um país em desenvolvimento, mais também pela tipologia de cultura no comercio internacional de nossas lideranças governamentais que impedem de correr riscos investindo em outros países mais pobres, que por sua vez têm encontrado alternativas de sucesso comercial. Anos se passaram e nossa economia se baseia nos commodities ,houve poucos investimentos na produção tecnológica se levarmos em consideração o potencial da mão de obra disponível que poderia ser mais bem aproveitada se existisse um sistema de educação e qualificação profissional melhorado.