Artigo com a palavra brincadeira
Ao escrever meu trabalho de conclusão de curso anos atrás descobri muitas coisas que desconhecia a respeito de crianças e seu desenvolvimento. Como bibliotecária tinha a consciência da capacidade das crianças de aprender de forma lúdica muitas coisas, mas não sabia do quanto a brincadeira é importante no desenvolvimento das crianças e de sua personalidade e é isso que quero compartilhar, uma parte do meu tcc.
Brincar, para a criança, é obedecer a impulsos conscientes e inconscientes que levam a atividades físicas e mentais de grande significação. O ato de brincar deve ser visto como uma possibilidade de ligação entre os aspectos da subjetividade e os elementos da realidade externa, possibilitando uma experiência criativa com o conhecimento.
Posso concluir que há uma diferença básica entre crianças e adultos brincando. A criança, quando brinca, mergulha na imaginação e recria através da brincadeira a realidade, principalmente coisas que ela não poderia resolver na sua condição de criança, ou seja, as crianças que brincam com a imaginação são capazes de fazer qualquer coisa com a sua fantasia.
A criança pode recriar, por exemplo, um ambiente de trabalho e, em sua fantasia, ela pode assumir as responsabilidades desta situação de modo fictício. Já o adulto quando brinca não trabalha a imaginação, foge momentaneamente de problemas, de preocupações.
Na brincadeira há um processo constante de decisões a serem tomadas por parte da criança. A brincadeira também permite que a criança, simbolicamente assuma o controle de situações em que na realidade não teriam como fazer. Neste sentido, a criança resolve problemas reais, em um nível inconsciente. A brincadeira é vista desta forma por vários especialistas em educação, como é o caso de BROUGÉRE (1998), para quem a brincadeira gera uma aprendizagem social.
O BRINQUEDO
O aparecimento dos primeiros brinquedos data de aproximadamente 40.000 a.C. , com o