A importancia dos jogos
CAMINHOS DE APRENDIZAGEM
Adriana de Boer Pinheiro de Souza¹
Resumo
Este artigo apresenta princípios teóricos e possibilidades didáticas dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem. Através do estudo de algumas obras, tais como:
Antunes (2000), Benjamin (2002), Weiss (1997), Wajskop (2001), Santos (2000), Ramos
(2005), entre outros, realizou-se uma pesquisa sobre a história dos jogos e brincadeiras, a importância de seu uso em sala de aula, bem como a criação de espaços lúdicos no Ensino
Fundamental. A partir desta pesquisa e da vivência em uma 2º série do Ensino
Fundamental, foi possível perceber a contribuição dos jogos e brincadeiras para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, pois utilizados como proposta pedagógica em sala de aula, proporcionam aos alunos momentos de diversão aliados ao estímulo que a criança precisa para tornar-se atuante e participativo em seu processo de aprendizagem. Palavras-chave: Jogos, brincadeiras, aprendizagem e desenvolvimento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução
O presente artigo surgiu a partir de observações realizadas no estágio e da constatação da necessidade de criar espaços lúdicos na sala de aula do ensino fundamental.
Sendo profissional na área da Educação Infantil e realizando o estágio na 2º série do
Ensino Fundamental, percebe-se que existe uma distância muito grande entre as duas áreas de atuação. Enquanto na Educação Infantil existe uma preocupação grande com os espaços e com as brincadeiras, a criança quando ao chega ao Ensino Fundamental “deixa de ser criança” e passa a ser vista como um adulto, onde não pode mais brincar, cantar e se divertir. As salas de aula tornam-se lugares sérios e sem movimento e as crianças acabam perdendo sua infância quando, estão dentro dela.
Pedagogicamente, precisa-se perceber a