Artigo Científico
Artigo científico é a apresentação sucinta de um resultado de pesquisa realizado de acordo com a metodologia de ciência aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido ao exame de outros cientistas que verificaram as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.
ORIGEM: Nas correspondências trocadas entre várias fontes européias ( mecanismo de comunicação ), as idéias circulavam através de cartas já que eram para grupos restritos. As cartas tornaram-se um método de expressão crítica que ficou conhecido como Republique des Letters, correspondência entre Paris e Londres. Tiveram problemas com este método de troca de informações, pois a cada dia aumentava o fluxo de correspondências e a solução veio com a forma impressa
É apresentado segundo a linguagem e método próprios de uma área da ciência e de modo geral com uma estrutura lógica de argumentação. Para sua elaboração é necessário seguir as orientações conforme as normas da ABNT.
ELEMENTOS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO:
Título
Autores
Instituição à que pertencem os autores
Resumo
Referência bibliográfica das obras citadas no texto
Introdução
Idéia Central
Conclusão
Referências
TíTULO:
O título é a referência principal ao seu trabalho. Um bom título contém poucas palavras, o necessário para descrever de forma adequada o conteúdo do artigo.
AUTORES E INSTITUIÇÃO Á QUE PERTENCEM:
Deve apresentar nome completo seguido da instituição á que pertencem (universidade, empresa, etc.). Não há regra padrão dos autores que seja globalmente aceita. A solução mais prática é colocar os nomes em ordem alfabética do primeiro nome ou do sobrenome.
RESUMO
Um parágrafo, geralmente até 250 palavras pode ser considerado uma propaganda ou trailer do artigo; é o primeiro contato com o trabalho, o que atrai a atenção e o interesse do leitor. Apresenta uma forma concisa,