Artigo cientifico
Autores: Áurea Thamires
Danielle Menezes
Hianna Cabral
Maria Elizabete Amorim
Rose Marry Cordeiro
Curso de administração
Contabilidade Gerencial
Orientador: Prof. Manoel Brandão
RESUMO: As informações gerenciais contábeis, movidas pelos procedimentos e pelo ciclo do sistema de relatórios financeiros da organização, são demasiado tardias e agregadas para terem relevância para as decisões de planejamento e controle. Desenvolvendo, analisando e implantando sistemas de informação contábil e de controle gerencial, identificando que a utilização da contabilidade gerencial faz com que as pessoas responsáveis por decisões na empresa estejam totalmente munidas de instrumentos gerenciais e colocando em discussão o processo de comunicação enquanto instrumento da contabilidade gerencial. Resultando possíveis problemas que possa acontecer para aplicação de ações corretivas no alcance dos objetivos, com previsões de benefícios que poderão ser oferecidos a empresa.
PALAVRAS-CHAVE: Planejamento – controle – informação – gerencial - sistemas.
1. INTRODUÇÃO
2. ANÁLIDE ECONÔMICO-FINANCEIRA
O objetivo da análise econômico financeira é a extração de informações necessárias para a tomada de decisões. O resultado da análise possibilita aos administradores, a saber, sobre a saúde financeira da empresa, no caso da retomada do crescimento, quais serão as metas a ser implantado para se alcançar o lucro desejado.
Segundo Matarazzo (2003, p.39): “A Análise de Balanços visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas”.
As ferramentas de análise de balanço são basicamente: análise vertical, análise horizontal e indicadores