artigo cientifico
1.1 AUTOR OU AUTORES, ÉPOCA EM QUE A TEORIA FOI DESENVOLVIDA.
Os principais autores da Teoria Estruturalista foram: Amitai Etizioni; Peter M. Blau; Richard Scott; James D. Thompson; Victor A. Thompson; David Sills; Burton Clarke e Jean Viet.
A teoria surgiu por volta da década de 1950, a partir de um desdobramento em que a Teoria das Relações Humanas teve um declínio gerando uma reviravolta na Administração em que a Teoria da Burocracia não conseguiu ultrapassar a Teoria das Relações Humanas. De um lado combateu a Teoria Clássica dando base para substituí-la. Com este impasse entre as duas teorias surgiu então a Teoria Estruturalista, dando uma aproximação da Teoria da Burocracia e a Teoria das Relações Humanas.
1.2 PRINCIPAIS CONCEITOS.
- A Teoria Estruturalista teve como principal o estudo das organizações que é fundamental na estrutura interna para a interação com outras organizações cujo objetivo é cumprir e atingir metas específicas;
- Marcou sua presença na administração por dar a entender o estudo das organizações num sentido mais amplo levando em conta fatos que influem tanto internos quantos externos levando a uma análise comparativa global;
- Etizioni desenvolveu um estudo de organização. Examinou como o envolvimento individual com uma organização e o tipo de poder nela contido interage para explicar o ato de poder. Diz Etizioni ainda, que existem três tipos de poder nas organizações que são: coercitivos (ex: ameaças); remunerativo (ex: salários) e normativos (ex: entidades religiosas).
- Um indivíduo pode estar envolvido em uma organização de diferentes maneiras, sendo caracterizado como: alienado, calculativo e moral, de acordo com Etizioni.
- As organizações apresentam duas dimensões básicas: o poder (que é aplicado pela organização entre seus membros) e envolvimento (considerado um compromisso desenvolvido pelos membros da organização).
- Peter M. Blau e N. Richard Scott, fizeram