Artigo cientifico
RESUMO
No capitulo do renascimento trata-se sobre o que foi a renascença europeia, qual sua influência nas mudanças no campo da educação e da reflexão pedagógica. Trata-se também a contribuição da renascença na religião, a crise da igreja que gerou a Reforma Protestante, o que a igreja católica incentivou na criação de ordens religiosas. O renascimento dos colégios no qual Educar tonava-se uma questão de exigência.Como podemos observar o Renascimento foi um período de contradições e das épocas de transições. Apesar de tudo grandes alterações estavam ocorrendo. Suchodolski refere-se a toda a pedagogia antiga como essencialista, porque tinha fundação realizar o que o ser humano deve vir a ser, a partir de um modelo, segundo a concepção d uma essência.
Embora continuasse a perspectiva essencialista, que só mudaria com Rousseau (século XVIII).
Iremos citar nesse texto sobre a vida de John Locke-foi o pai do empirismo britânico. Esse pensador foi um dos que apresentou grandes ideias acerca da Educação e foi uma grande influencia nos ensinos das escolas. Sua marca foi acontribuição do pensamento liberal, onde visava a concepção de libertar o homem, para poder responder e ser capaz de ter um pensamento formado.
Palavras-chave:Renascimento Reforma e Contrarreforma.
INTRODUÇÃO Neste capitulo vamos trabalhar o que foi renascença no campo da educação e da reflexão pedagógica. A “Idade das Trevas” foi o termo adotado pelos humanistas do século XVII, aonde generalizaram toda a civilização da Europa. Também falaremos sobre O Anglicanismo surgiu como uma divisão da Igreja Católica, a primeira reforma, Luterana, foi gerada pela revolta do monge alemão Martinho Lutero contra as práticas da Igreja Católica da época, incluindo, mas não se limitando a, a venda de perdões. A reforma Calvinista começou como uma reforma Luterana, mas divergiu quando pregou que a salvação se dava pelo trabalho justo e honesto