Artigo cientifico
INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA DIGITAL: portas lógicas.
Itajaí
2013
EDUARDO BORGES GOMES
INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA DIGITAL: portas lógicas
Atividade curricular apresentada como requisito parcial para obtenção da M3 da disciplina de Introdução a Engenharia da Computação do curso de Engenharia de computação pela Universidade do Vale de Itajaí, Centro CTTMar.
Prof. Douglas Rossi de Melo
Itajaí
2013
TABELAS DOS EXERCÍCIOS:
Se não colocássemos o INVERSOR no primeiro circuito resultaria em uma saída do mesmo valor que a entrada, por exemplo: Se a entrada fosse 1 a saída seria 1.
Como ligar na Figura 1 mais um sensor ( por ex. para o óleo ) Poderíamos ligar no mesmo setor que a gasolina e a Ignição, onde o valor só seria 1 se os 3 estivessem ativos.
PORTAS LÓGICAS
Resumo
São dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou "1"; e ausência de sinal, ou "0". O comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas.
EXEMPLO DE TABELA VERDADE:
EXEMPLO DE PORTA LÓGICA BARRADA:
EXEMPLO DE PORTAS LÓGICAS NA SOMA:
EXEMPLO DE PORTAS LÓGICAS NA MULTIPLICAÇÃO: