artigo cientifica x monografia
É considerado um desafio para quem escreve, dado a necessidade de concisão e objetividade na forma de apresentação. Entretanto, esse fato não descarta a sua organização em subdivisões, só que em menor número.
No caso da monografia, a pesquisa é apresentada de forma mais esmiuçada e profunda sobre um mesmo tema. Pode ser apresentada como um trabalho de conclusão de curso de graduação ou de pós-graduação.
Por ser uma pesquisa mais detalhada, deve ser dividida em partes menores, chamadas capítulos, itens, subitens, tópicos e subtópicos. Devem ser observadas também algumas normas, como as da ABNT.
A monografia se divide em elementos pré-textuais, textuais e pós textuais.
Os elementos pré-textuais são as informações que antecedem o texto principal do trabalho. Por meio dessas informações preliminares verifica-se quem é o autor, o tema a ser tratado e a finalidade do trabalho, entre outros. A seguir alguns exemplos de elementos pré-textuais obrigatórios:
Folha de rosto: traz informações como nome do autor, título da monografia, natureza e objetivo do trabalho.
Folha de aprovação: além dos elementos da folha de rosto, traz ainda o nome da instituição, área de concentração e a data e o local da aprovação, com espaços para a assinatura dos membros da comissão examinadora.
Resumo: texto breve que sintetiza o conteúdo do trabalho, ressaltando os objetivos, resultados e conclusões a que se chegou.
Sumário: indica as seções e os capítulos do trabalho com a respectiva página, sendo que os elementos pré-textuais são computados no total de páginas, mas apresentados sem numeração.
Os elementos textuais constituem o texto principal da monografia, subdividido em introdução,