Artigo Associação de Bombas
Resumo O ensaio foi realizado no laboratório de hidráulica em uma das bancada de mecânica dos Fluídos. O ensaio realizado tinha como motivação a associação de bombas em série, para vencer a altura manométrica entre o ponto de sucção e o ponto de descarga.
As bancadas estavam equipadas com duas bombas centrífugas de ½ cv que davam 3490 RPM. Na identificação das bombas identificamos que elas davam uma vazão máxima de 6 m³/h, e altura manométrica de 16 mca. Fizemos a primeira medição com o sistema estrangulado e aos poucos fomos abrindo a válvula e tirando medição de tempo. Anotamos os tempos em que levávamos para encher o reservatório conforme abríamos o válvula.
1 - Introdução
As associações de bombas são utilizadas em casos específicos dependendo de vários fatores. Iremos explanar sobre a associação em série. Quando ela é empregada e quais as suas vantagens.
PALAVRAS-CHAVE: curva característica, altura total de bombeamento, vazão.
2 – Fundamentações Teóricas
2.1 - Características da associação em série
Uma associação de bombas centrífugas operando em série, é obtida conectando-se a tubulação de recalque da primeira bomba na sucção da segunda, de forma que para cada vazão, a altura total de bombeamento será a soma da altura de bombeamento de cada bomba operando separadamente.
Para obtermos a curva característica de uma associação de bombas em série somamos as ordenadas de cada uma das curvas correspondentes. Exemplo: se quisermos a curva de duas bombas iguais dobram-se estas ordenadas correspondentes a mesma vazão.
Para melhor operacionalidade do sistema é aconselhável a associação de bombas idênticas, pois este procedimento flexibiliza a manutenção e reposição de peças.
2.2 – Vantagens
Quando a altura manométrica for muito elevada, devemos empregar o sistema de bombas em série, pois esta solução poderá ser mais viável, tanto em termos técnicos como econômicos. Para melhor